CARNAVAL: SONO FEMININO É MAIS AFETADO PELA INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Veja alguns cuidados essenciais para curtir a festa e ainda manter o sono em dia

Desfiles de escolas de samba, bailes, micaretas e uma multidão de foliões. O Carnaval, uma das festas mais animadas do ano, é comemorado com muita alegria, música e, também, com alguns exageros. Noites mal dormidas, alimentação desregrada e bebidas alcoólicas em excesso. Durante os quatro dias de diversão, e na euforia de querer aproveitar todos os momentos, a preocupação com saúde fica em segundo plano.

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex – empresa especializada na área de produção de travesseiros -, Renata Federighi, algumas precauções devem ser tomadas, principalmente, quando se trata do consumo de bebidas alcoólicas. Estudos mostram que o álcool aparentemente causa mais problemas de sono nas mulheres do que nos homens. “Por conta da constituição corporal, a mulher é menos tolerante às bebidas com teor alcoólico, já que, possui menor quantidade de água no corpo em relação à quantidade de gordura. Sendo assim, as substâncias demoram mais tempo para serem metabolizadas e eliminadas”, explica.

De acordo com estudo publicado pelo Centro do Sono de Londres, o álcool prejudica os ciclos do sono.  O estudo afirma que, se por um lado o consumo de álcool pode até encurtar o tempo necessário para o primeiro cochilo e também levar a um sono profundo, por outro pode anular o ciclo do sono que gera maior descanso, no qual ocorrem os sonhos, devido a pequenos despertares durante a noite. Além disso, se consumido com frequência antes de dormir, pode até causar sérios problemas como ronco, apneia e insônia crônica, em razão das falhas que ocorrem na respiração, o que faz com que as pessoas tenham um sono menos revigorante.

Portanto, atenção mulheres! Nada de exagerar nas doses. Especialistas alertam que é indispensável manter a moderação. “Se for beber, procure intercalar com água, que ajuda a diluir a concentração de álcool no sangue. Esperar uma hora e meia a duas horas antes de ir dormir, para passar o efeito do álcool, também é uma boa alternativa”, recomenda Renata. 

Com essas medidas, é possível aproveitar o Carnaval de forma responsável e ainda garantir o descanso que o corpo e a mente precisam.

 

Tags:

Categorias: Sem categoria

Assinar

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: