CARNAVAL: SONO FEMININO É MAIS AFETADO PELA INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Veja alguns cuidados essenciais para curtir a festa e ainda manter o sono em dia

Desfiles de escolas de samba, bailes, micaretas e uma multidão de foliões. O Carnaval, uma das festas mais animadas do ano, é comemorado com muita alegria, música e, também, com alguns exageros. Noites mal dormidas, alimentação desregrada e bebidas alcoólicas em excesso. Durante os quatro dias de diversão, e na euforia de querer aproveitar todos os momentos, a preocupação com saúde fica em segundo plano.

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex – empresa especializada na área de produção de travesseiros -, Renata Federighi, algumas precauções devem ser tomadas, principalmente, quando se trata do consumo de bebidas alcoólicas. Estudos mostram que o álcool aparentemente causa mais problemas de sono nas mulheres do que nos homens. “Por conta da constituição corporal, a mulher é menos tolerante às bebidas com teor alcoólico, já que, possui menor quantidade de água no corpo em relação à quantidade de gordura. Sendo assim, as substâncias demoram mais tempo para serem metabolizadas e eliminadas”, explica.

De acordo com estudo publicado pelo Centro do Sono de Londres, o álcool prejudica os ciclos do sono.  O estudo afirma que, se por um lado o consumo de álcool pode até encurtar o tempo necessário para o primeiro cochilo e também levar a um sono profundo, por outro pode anular o ciclo do sono que gera maior descanso, no qual ocorrem os sonhos, devido a pequenos despertares durante a noite. Além disso, se consumido com frequência antes de dormir, pode até causar sérios problemas como ronco, apneia e insônia crônica, em razão das falhas que ocorrem na respiração, o que faz com que as pessoas tenham um sono menos revigorante.

Portanto, atenção mulheres! Nada de exagerar nas doses. Especialistas alertam que é indispensável manter a moderação. “Se for beber, procure intercalar com água, que ajuda a diluir a concentração de álcool no sangue. Esperar uma hora e meia a duas horas antes de ir dormir, para passar o efeito do álcool, também é uma boa alternativa”, recomenda Renata. 

Com essas medidas, é possível aproveitar o Carnaval de forma responsável e ainda garantir o descanso que o corpo e a mente precisam.

 

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