Alimentação restrita em carboidratos ou proteínas pode fazer mal à saúde

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As dietas sem carboidratos vêm sendo adotada por quem deseja perder alguns quilinhos com rapidez. Na ausência do carboidrato o corpo utiliza as proteínas como fontes de energia e um pequeno percentual de gordura, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, além de promover vários efeitos colaterais como mau hálito, tontura, cansaço, fraqueza e prejuízo na memória e quando muito estendida perda de massa magra de forma considerável.

Segundo a médica com prática ortomolecular e formação em estética médica, Suzete Motta (CRM-SP 93004), uma dieta sem carboidratos somente com proteínas, pode favorecer na perda rápida de peso enganoso, pois diminuindo o percentual de massa magra ( músculo), pesa-se menos, porém não significa der perdido gordura adequadamente e a  longo prazo as pessoas voltam ao peso anterior ou até acima . “Os carboidratos são indispensável para manter a saúde, pois são fonte importante de ”energia” ninguém aguenta comer somente proteína e gordura por muito tempo. Além disso, conforme a pessoa perde massa muscular ela ganha flacidez e aumenta o percentual de gordura corporal, costumo dizer que é comum termos magros “gordos” ”, explica.

Uma dieta ruim pode causar problemas de pele, capilar, estomacais e até intestinais. No caso da dieta sem carboidratos para produzir energia necessária para o dia a dia o organismo utiliza a reserva de glicose armazenada no fígado e nos músculos e depois a gordura do corpo. “Após o organismo utilizar a gordura do corpo para obter energia, substâncias são liberadas na corrente sanguínea, que exigem maior ingestão de líquidos para serem eliminadas pelos rins. O fígado começa a trabalhar mais por sentir falta de glicose. Todo esse processo induz a perda de peso rápida, o que não tem haver com percentual de gordura, e também a pessoa pode se sentir fraca, com raciocínio lento e mau humorada  por não ter energia adequada”, esclarece a médica com prática ortomolecular, Suzete Motta.

Que dieta devo fazer?

Quem sonha em perder alguns quilinhos e ficar com o corpo sarado deve ficar atento à alimentação: não adianta apenas cortar carboidratos do prato. A fórmula pode até emagrecer, mas a falta de proteínas boa e carboidrato na dieta pode roubar os músculos do corpo.

“As proteínas e carboidratos são necessárias para o funcionamento correto do corpo. As principais fontes de proteínas em alimentos são carnes, ovos, laticínios e leguminosas. Enquanto aos carboidratos são pão, feijão, lentinha, farinha, arroz entre outros alimentos. Caso esses alimentos sejam restringidos da alimentação o corpo não terá energia suficiente. Quem deseja emagrecer corretamente e de forma saudável, deve procurar um médico para indicar a melhor dieta a ser seguida”, afirma a médica.

Para emagrecer é preciso se alimentar bem. O prato de todas as refeições deve ter carboidratos, proteínas, verduras e legumes. “Frutas, verduras, legumes compõe pratos coloridos e apetitosos, além de suprir as necessidades que o corpo precisa de carboidratos, proteínas magras e vitaminas”, destaca Suzete.

No dia a dia você deve consumir:

Carboidratos
Pão integral, quatro colheres de sopa de arroz e macarrão, de preferência também integrais.
Por que eles são importantes?
Produzem energia e funcionam como motor do corpo. São responsáveis por nossa disposição para o trabalho, estudo e lazer.

Proteínas
Leite ( de preferência ao desnatado ), carne assada ou grelhada e ovo cozido ;
Por que eles são importantes?
São alimentos essenciais para o crescimento e reparação, funcionamento e estrutura de todas as células vivas. Além disso, ajudam no crescimento do músculo.

Legume
Cenoura ralada, beterraba crua ralada e brócolis cozido;
Por que eles são importantes?
Ricos em minerais e vitaminas. O cálcio, por exemplo, ajudam na formação dos ossos. Já a vitamina A, são importantes para o bom funcionamento da visão e boa qualidade da pele.

Verdura
Alface, tomate e acelga.
Por que eles são importantes?
Ajudam no funcionamento do intestino e reduzem a absorção do colesterol e glicose no organismo.

Para não cair na cilada das dietas milagrosas que prometem a perda rápida de peso e afetar sua disposição e sua saúde, procure reeducar seus hábitos alimentares. Essa é a melhor forma de perder gordurinhas continuando saudável.

(Fonte: Suzete Motta, médica com prática ortomolecular e formação em estética médica – CRM-SP 93004)

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