A vida depois dos 60 com muita qualidade

shutterstock_55446427

A primeira apresentação do II Fórum Internacional Maturis – que está sendo realizado até esta sexta-feira (12), em São Paulo, foi “A vida depois dos 60 com muita qualidade”, realizada pela geriatra Márcia Oka, médica, gerontóloga, coordenadora do Grupo de Apoio ao Paciente de Longa Permanência do Hospital Santa Catarina, responsável pelo Prevent Care do Hospital Cruz Azul.

Em sua exposição, Márcia trouxe as principais questões relacionadas ao envelhecimento atual da população. Como exemplo, citou a tradição japonesa de entregar uma estátua de prata a todos os habitantes que chegavam aos 100 anos de idade. Como hoje muitos japoneses ultrapassam a barreira dos 100, a estátua agora é feita de acrílico.

Apesar de em menores proporções, a realidade brasileira é similar à japonesa.

Para a geriatra, devemos ter uma expectativa de vida saudável e, para isso, a participação dos idosos é essencial para que o país pense em como lidar com o envelhecimento da população. Exigir boas calçadas, bom transporte público, segurança, barras nas escadas e rampas em locais públicos (como cinemas, restaurantes, praças etc), são alguns exemplos de situações pelas quais devemos lutar.

A manutenção e aumento da rede social é muito importante na terceira idade, seja ela virtual (Facebook, por exemplo) ou presencial, nos nossos círculos de amigos dos clubes, vizinhos e parentes.

Para a médica, é importante buscarmos manter a capacidade funcional, que engloba as capacidades de funcionamento físicas, emocionais, psicológicas e do dia a dia. Isso traz qualidade de vida. Na avaliação de Márcia Oka, para se chegar em plenas condições aos 80, 90 anos, o ideal é começar na juventude, mas, mesmo quem começar a mudar suas atitudes depois dos 60, pode observar ganhos.

SOBRE O EVENTO

Longevidade e qualidade de vida dão temas centrais do II Forum Maturis

Um dos principais eventos para pessoas com 50 anos ou mais está sendo realizado no Esporte Clube Pinheiros e reune palestrantes em 11 horas de apresentações e debates

Nestes dias 11 e 12 de abril, São Paulo é palco do II Forum Internacional Maturis. Organizado pela AG2R Arquitetura de Eventos e Esporte Clube Pinheiros, o ciclo de palestras e debates é direcionado às pessoas com 50 anos ou mais, que buscam qualidade de vida e querem viver intensamente a Terceira Idade.

O auditório do Esporte Clube Pinheiros está recebendo, nesse período, renomados especialistas em saúde, finanças, turismo e estilo de vida. No primeiro dia do Forum, os temas programados envolvem o perfil e a nova realidade da Terceira Idade, planejamento da vida financeira – antes e depois da aposentadoria –, turismo, sustentabilidade e as diferenças de envelhecer no campo e na cidade.

Amanhã, sexta-feira (12), último dia do evento, os debates giram em torno da imagem da Terceira Idade no mundo tecnológico atual, onde estão os talentos humanos na longevidade, e, também, formas de se praticar exercícios para o cérebro. Haverá, ainda, uma Rodada das Boas Histórias, com seis experientes convidados compartilhando suas vivências e análises sobre o perfil da Terceira Idade.

Cine debate com a diretora do filme

Um Cine debate sobre o filme “A Idade do Coração” deverá encerrar, nesta sexta-feira (12), o II Forum Internacional Maturis. O curta metragem nacional, de 17 minutos, conta a divertida e humanizada história de uma viúva que decide arrumar dinheiro para ajudar amigos que estão em uma casa de repouso e arma um ousado e perigoso plano para isso. Após a exibição, a diretora do filme, Tamy Marrachine, vai responder perguntas do público e discutir a respeito das perspectivas para quem já chegou à maturidade e quer melhorar a qualidade de vida.

(Por André Lorenzetti, da Anunciattho Comunicação – SP, diretamente do II Fórum Internacional Maturis)

Tags:

Categorias: Sem categoria

Assinar

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: