ALIMENTOS QUE ENGANAM A FOME

 

Imagem

Encarar uma dieta para se livrar do peso e das gordurinhas não é uma tarefa fácil. A restrição de doces e biscoitos durante os lanchinhos da tarde pode aumentar a ansiedade e causar muita fome. Para evitar alguns deslizes é preciso comer a cada três horas e apostar em alimentos que driblam o ataque de gula.

Segundo a médica Anna Bordini (CRM-111.280), ginecologista e obstetra com prática em oxidologia, a sensação de saciedade é influenciada pelo nível de glicose no sangue e por isso é importante manter esses níveis equilibrados. “O ideal é realizar três refeições por dia, intercaladas por pequenos lanches, sendo necessário tomar um café da manhã reforçado depois seguir com um almoço a base de proteínas e carboidratos e um jantar leve”, explica.

Seguir com uma alimentação fracionada faz toda a diferença para evitar que a fome ataque de uma vez só. “Quando se tem muita fome a pessoa acaba abusando na quantidade de alimentos em uma única refeição no dia, o que provoca um gasto energético muito grande para o sistema digestivo, causando sonolência e consequentemente aumentando a fome”, afirma a especialista.

Outra dica para driblar a fome é comer alimentos ricos em fibras. “Estes alimentos, quando chegam ao estômago, formam uma espécie de gel que atrasam a digestão, induzindo a pessoa a comer menos e gastar mais calorias para digeri-los”, diz a médica.

Controle o seu emocional – Ansiedade, estresse, depressão, angústia e tristeza são sentimentos que podem fazer a pessoa comer mais do que deveria. De acordo com Anna Bordini, as pessoas que lidam com essas situações liberam a serotonina no cérebro, uma substância que gera bem estar quando comem, e podem acabar consumindo uma grande quantidade de alimento, colocando qualquer dieta em risco.

 

CARDÁPIO ANTIFOME

Saiba quais são os alimentos que podem ajudar a segurar a fome por mais tempo:

Café da manhã

O ideal é começar o café da manhã consumindo pão integral, que é rico em fibras e um ótimo aliado para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados. “O pão integral deve ser consumido nas refeições matinais, pois ele permite mais saciedade do que o pão branco, evitando que a fome volte logo”, ressalta a médica.

Além do pão, é permitido o consumo de frutas como o abacaxi, rico em fibras e mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo. O queijo branco, ovo e aveia também são recomendáveis. “O ovo e o queijo são uma fonte de proteína que exige uma digestão mais lenta; já a aveia tem a capacidade de prolongar a saciedade”, orienta a especialista.

No almoço

Aposte no arroz integral, abóbora e salada com folhas verdes e cenoura. “O arroz integral vem com uma casquinha que leva mais tempo para ser digerido do que o arroz branco, dessa forma o estômago fica cheio e você não pensa em comida tão cedo. Já a abóbora é rica em fibras e tem poucas calorias, por isso, você pode comer a vontade sem ficar preocupada se vai engordar. A cenoura possui uma textura firme e exige que você mastigue muito, induzindo que o cérebro entenda que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida”, esclarece Anna Bordini.

Lanche da tarde

À tarde você pode consumir banana, iogurte desnatado, barra de cereais, damasco ou biscoitos ricos em fibras. A banana é rica em fibras, ferro, potássio e triptofano, substâncias que dão energia e diminui a compulsão por comida. Já o iogurte deve ser consumido com a aveia, principalmente se o seu objetivo é enganar o estômago. As barras de cereais que têm castanhas e cereais, como aveia e frutas secas, são as mais indicadas, pois cortam a fome e dão energia. O damasco e o biscoito com fibras também são opções saudáveis para driblar a fome. Porém, eles devem ser consumidos com cuidado, em excesso pode engordar.

Jantar

Consuma peito de peru e folhas verdes no jantar. “A gordura presente no peito do peru estimula o corpo a produzir um hormônio chamado colescistocinina, que corta a gula. Enquanto, as folhas verdes são campeãs de fibras e exigem muita mastigação, o que é fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você comer”, alerta a médica.

Bebidas também enganam a fome

Suco de limão, chá e água estão entre as bebidas que conseguem prolongar a fome. “O limão possui um gosto azedo que logo inibe a vontade de comer algo, e o chá, em geral, acalma o estômago. Já a água ocupa um espaço no estômago, preenchendo a vontade de comer”, comenta a especialista.

Seguindo esse cardápio você consegue controlar a sua fome e não colocar a dieta em risco.

 

(Fonte: Médica Anna Bordini – CRM-111.280 -, ginecologista e obstetra com prática em oxidologia)

Categorias: Sem categoria

Assinar

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: