DICAS PARA GARANTIR BOA NOITE DE SONO NOS CINCO DIAS DE FOLIA

Diversão com moderação faz bem para o corpo e para a mente e ainda garante um bom retorno às atividades pós-Carnaval

A festa de Momo é sinônimo de alegria, descontração e, para muitos, de excessos. No entanto, é importante ressaltar que, para garantir o equilíbrio do organismo durante este período tão agitado do ano alguns cuidados devem ser tomados. Oito horas de sono todos os dias e a manutenção de hábitos saudáveis, principalmente no que diz respeito à alimentação, são medidas indispensáveis para aqueles que desejam aproveitar intensamente as festividades sem perder a energia.

Nos cinco dias de  folia, as pessoas se desgastam, ingerem bebidas alcoólicas e até dormem menos, ou quando dormem, não têm um sono de boa qualidade. O aumento da fadiga pode levar a problemas mais sérios relacionados à saúde, gerando os sintomas que não combinam com a alegria do carnaval, como irritabilidade, déficit de atenção, mau humor, baixa imunidade.

Algumas medidas simples podem ajudar para que a privação do sono não atinja seu pico de estresse durante a maratona do Carnaval:

1 – Diminua o ritmo

Depois daquele baile ou de algumas horas de desfiles das escolas de samba na Avenida, antes de pegar no sono faça uma atividade relaxante, que descanse o corpo e a mente e diminua o ritmo da badalação, como ler um livro, ouvir uma música calma ou um banho demorado.

2 – Tome bastante líquido

É importantíssimo repor o líquido que o corpo perdeu com a intensa atividade física, com o calor e até mesmo com as bebidas alcoólicas. A água é o combatente principal da ressaca e dor de cabeça no dia seguinte.

3 – Alongue o corpo

Uma forma de relaxar e evitar dores no corpo no dia seguinte é o alongamento. Com movimentos mais tranquilos durante a noite, o alongamento aquece a musculatura, evita lesões, problemas ortopédicos e dores musculares.

4 – Use o travesseiro correto

Pouca gente se dá conta da importância do travesseiro para a garantia de uma boa noite de sono. Já existe o travesseiro mais adequado para cada biótipo e que se enquadra nas preferências do consumidor, como os travesseiros de Altura Regulável. O travesseiro correto pode prevenir problemas de coluna (como os que oferecem maior suporte para a cabeça), podem evitar transpiração (como os produzidos a partir da tecnologia Látex), e até mesmo acabar com a recorrência de crises alérgicas (com os produtos que possuem antiácaro). Prefira as marcas de qualidade comprovada.

5 – Ambiente fresco, sono saudável

Uma boa noite de sono exige um ambiente arejado. Para isso, durma em locais bem ventilados, com roupas leves e com travesseiros que evitem a transpiração.

6 – Fuja do barulho

Hora de dormir é hora de desligar-se. Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso do silencio e concentração. A festa pode continuar no dia seguinte.

7 – Apague as luzes

Foi comprovado cientificamente que para uma noite de sono plena é necessário que o ambiente esteja escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e prejudica na produção hormonal, já que, quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.

8 – Coma alimentos leves

Fazer refeições antes de deitar, principalmente ingerir alimentos que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo), pode influenciar na má qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono.

9 – Durma ao menos oito horas

Controlar o ritmo do corpo e as horas de cada atividade é uma boa maneira de harmonizar o organismo. Para o sono revitalizador é preciso ao menos 8 horas de sono. Só assim o corpo consegue realizar todas as funções que ocorrem durante o período noturno, além de alcançar o  descanso merecido.

10 – Tome um bom banho

Além de tirar todas as impurezas do corpo acumuladas durante o dia, o banho ajuda a refrescar e, principalmente, relaxar.

 

 

Tags:

Categorias: Sem categoria

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário